Olá caríssimos missionários,
O mês de outubro está quase chegando e nós convidados você a fazer todos os dias deste mês esta linda oração da campanha missionária.
Rezemos juntos!
Saudações missionária.
sexta-feira, 30 de setembro de 2016
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Formação Missionária: A Bíblia e a primavera
Ola caríssimos missionários,
A primavera é a certeza da vida que renasce e se abre, vencendo a morte e o pecado
O mês de setembro chega trazendo a primavera ao nosso hemisfério e, junto com a beleza do tempo, o tema da Sagrada Escritura. O fato de celebrarmos, no dia 30 de setembro, o dia do patrono dos estudos bíblicos, São Jerônimo, fez com que pudéssemos aprofundar esse tema durante este período. Setembro é o mês da Bíblia, sendo que, no último domingo, comemora-se o Dia Nacional da Bíblia.
A leitura orante da Bíblia ou a lectio divina aos poucos vai entrando na realidade de nosso povo, que passa a colocar a Palavra de Deus como início da reflexão que vai iluminar a realidade das pessoas. São passos que, pouco a pouco, os grupos e comunidades começam a dar, sempre em torno da Sagrada Escritura. Ela nos traz a revelação de Deus para a nossa salvação.
Na Sua misericórdia e sabedoria, quis Deus revelar-se a si mesmo a nós na pessoa de Cristo e pela unção do Espírito Santo para que tivéssemos acesso a Ele e participássemos de Sua glória.
Deus se revela ao homem e o convida a partir para uma terra desconhecida que lhe seria mostrada. Nessa caminhada, o Senhor vai se mostrando, revelando-se aos que creem e, quando é chegado o tempo, a revelação se completa em Cristo, a Palavra de Deus: “No principio era a Palavra e a Palavra estava em Deus, e a Palavra era Deus… E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós” (Jo 1,1.14).
Por Cristo, somos glorificados! E todos nós que recebemos a Palavra e nela acreditamos, tornamo-nos filhos de Deus. Esse caminho Deus faz conosco. Respeita o nosso crescimento intelectual e volitivo, seja na nossa capacidade pessoal, seja na evolução cultural do grupamento humano, de tal forma que podemos sentir em nós mesmos a caminhada do povo de Deus.
À medida que nos abrimos à fé, partimos com Ele nos momentos de contemplação, de glória e, também, como as Escrituras nos mostram, nas traições, quando renunciamos a seu amor e vamos atrás dos “baals” de todos os tempos. Ouvindo a voz penitencial dos profetas, retornamos da “Babilônia” do pecado, que existe em todos os tempos e, também, no íntimo de nós.
Na bondade de Deus, como um resto, voltamos a “Sião”, sempre aguardando a plena revelação de Deus no Seu Filho, que nos salva por Sua morte e nos dá o Seu Espírito para que anunciemos em nós e em toda terra a Sua ressurreição e nossa participação no mistério trinitário de Deus.
A Bíblia Sagrada, com toda a Tradição da Igreja, em seguimento à Palavra de Cristo revela ao nosso coração este plano divino para a humanidade – restaurar tudo em Cristo – e nos envia: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Aquele que crê e for batizado será salvo; o que não crer será condenado” (Mc 16,15-16).
A Bíblia é o relato da manifestação do amor de Deus que, gradativamente, nos leva por Cristo, em Cristo e com Cristo à intimidade da vida divina e, como consequência, a uma nova vida, fermento de um mundo novo.
Somos o povo que se encontra com a Palavra Viva, o Verbo Eterno, Jesus Cristo! Ele é a nossa vida e o caminho que nos conduz ao Pai. Eis um tempo favorável para aprofundarmos a importância de ser discípulos missionários à luz do Evangelho, procurando em nossos grupos de reflexão deixar a Palavra falar ao nosso coração e nos fazer renovados em Cristo.
A Primavera está associada à Pascoa: a certeza da vida que vence a morte! Que o mês da Bíblia, recém-iniciado, seja uma nova primavera: a certeza da vida que renasce e se abre, vencendo a morte e o pecado.
Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Por Dom Orani João Tempesta
Fonte: http://formacao.cancaonova.com/biblia/estudo-biblico/a-biblia-e-a-primavera/
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
ÁFRICA/SUDÃO - Aumenta o número de crianças com câncer
Cartum (Agência Fides) - “Há 400 mil crianças que sofrem de câncer no Sudão.” Foi o que declarou numa nota enviada à Agência Fides, o Coordenador-Geral do Hospital Pediátrico de Oncologia em Cartum.
“Os casos continuam aumentando”, lê-se ainda, “e as causas parecem ser atribuídas ao uso de brometo de potássio no pão, ao aumento da poluição ambiental, à água potável contaminada por resíduos industriais, pesticidas e fertilizantes vencidos e a falta de um saneamento adequado.
"Os casos pediátricos são desesperados, porque faltam os centros para o diagnóstico precoce e é difícil intervir com o tratamento nas crianças que sofrem de câncer avançado”, disse o coordenador do Hospital pediátrico. Em 1º de setembro deste ano, o Ministério da Saúde do Sudão anunciou os resultados de um estudo sobre o número de casos de câncer registrados no país, que mostrou que de 2009 a 2013 foram registrados 11.893 casos. (AP) (14/9/2016 Agência Fides)
Fonte: http://www.fides.org/pt
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Formação Missionária: Bíblia
Olá caríssimos missionários,
A bíblia é a palavra de Deus, e deve estar sempre das mãos do missionário. Vamos aprender um pouquinho mais sobre a bíblia?
Setembro é o mês dedicado à Bíblia. Confira uma breve catequese sobre a Sagrada Escritura.
O que é a Bíblia?
Palavra que advém do grego em plural neutro, Bíblos, significa os livros por excelência. Segundo o Concílio Vaticano I é a coleção dos livros sagrados escritos pela inspiração do Espírito Santo. É uma coleção porque é formada por diversos livros, estes que foram selecionados segundo a Sã Doutrina e os teólogos da Santa Mãe Igreja. Estes livros passam, portanto, a serem chamados de Livros Canônicos, isto porque estes estão de acordo com o Cânon; além disso os livros possuem, ainda, divisões que foram acrescentadas posteriormente, as quais veremos no decorrer deste artigo.
Quem é o autor da Bíblia?
O autor por excelência da Sagrada Escritura é Deus, que no esplendor de sua bondade e por amor revelou-se desde a criação aos homens, de modo que esta revelação não findou-se na criação, mas prosseguiu na História da Salvação, sendo que alcança seu grau máximo na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que encarnando-se no seio da Virgem Maria, revelou o rosto amoroso e misericordioso de Deus. Contudo, Deus não escreveu com suas próprias mãos o texto sagrado, mas escolheu os hagiógrafos para redigir a Escritura.
Quem são os Hagiógrafos?
São homens escolhidos por Deus para escreverem os livros Sagrados, pois como afirma a Constituição Dogmática Dei Verbum “Deus escolheu homens, que utilizou da posse das faculdades e capacidades que tinham, para que, agindo Deus neles e por meio deles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que Ele quisesse” (n. 11).
Existem erros na Bíblia?
A Bíblia não tem a preocupação de transmitir com precisão histórica dados científicos-naturais. Além disso, é preciso levar em conta que os hagiógrafos são “filhos” de um tempo e uma cultura, e isto traz consigo a necessidade da utilização de um estilo literário para a transmissão da revelação. Logo, quando lemos a Bíblia devemos ter a preocupação de uma reta interpretação, que só é possível se auxiliada pela Doutrina e pelo Magistério da Igreja. Estes, por sua vez, afirmam a Inerrância Bíblica, porque os dados revelados têm a garantia de verdade no seu autor por excelência, Deus, de tal forma que a Sagrada Escritura não erra no que diz respeito a verdade de nossa salvação.
Como é formado o Cânon Bíblico?
Antes de entrar propriamente na pergunta, cabe explicar o que é Cânon? O Cânon é um termo do grego que significa “Vara”, unidade de medida usada por artistas e fabricantes na era antiga, que servia como regra para as suas atividades; atualmente nós empregamos esse termo para distinguir os livros considerados pela Santa Doutrina como divinamente inspirados e sagrados. Como dito, a Bíblia possui uma gama de livros, e aqui nós já temos claro que há dentro da Bíblia uma divisão.
Como é a divisão da Bíblia?
A Bíblia possui duas grandes divisões: Antigo e Novo Testamento. É preciso ter claro que Testamento é sinônimo da palavra aliança, aqui já recordamos, portanto, que Deus firma com o Povo Eleito de Israel uma aliança, mas as raízes desta palavra estão mais presentes em Jr 31, 31-34, passagem que influenciou fortemente o cristianismo. Assim sendo, definimos como Antigo Testamento aquele que precede o advento e a paixão de Cristo – aqui encontramos uma nova divisão, a saber: o Pentateuco, Livros Históricos, Sapienciais e Proféticos, que seguem ordenadamente esta sequência na compilação bíblica. Já, por Novo Testamento compreendemos o que fora escrito após o Mistério Pascal de Cristo, a saber: os Evangelhos Sinóticos, o Evangelho Joanino, Atos dos Apóstolos, Cartas Paulinas, Cartas Católicas e Apocalipse de João.
Como foi a composição a Bíblia?
O primeiro fato a ser considerado é que as línguas utilizadas para a escrita da Sagrada Escritura foram o Hebraico, língua materna judaica, e grego considerando que o povo de Israel sofreu várias dominações de povos estrangeiros, dentre eles o povo grego, o que fez com que o Antigo Testamento fosse traduzido para o grego, para o povo judeu esses livros eram conhecidos como Torá e sua tradução para o grego é conhecida como Pentateuco, isto se deu com os setenta sábios daquela época, dando o nome desta tradução de Setenta. Outros impérios se formaram no decorrer dos séculos e o mais conhecido de todos, o Império Romano, também dominou sobre Israel, Império este que teve início alguns séculos antes de Cristo e que se estende até o século IV d.C. Neste período os livros bíblicos foram traduzidos para o latim, língua oficial do Império, esta tradução ficou conhecida como Vulgata, porque o latim era língua vulgar/comum, sendo que o tradutor desta versão foi o grande São Jerônimo.
Qual a diferença entre a Bíblia Católica e a Bíblia Protestante?
A tradução feita por São Jerônimo foi a utilizada durante toda a era medieval cristã, até que Martinho Lutero decide realizar a tradução para o alemão, mas não utiliza-se da Vulgata, e sim o Cânon Deuterocanônico, o que faz com que ele exclua de sua tradução os livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico, 1-2 Macabeus, e parte do livro de Ester e Daniel. Por isso, que na Bíblia Protestante faltam os livros acima mencionados, o que gera a principal diferença entre as Bíblias.
Como a Bíblia chegou até nós?
O Concílio Vaticano II foi o maior propulsor para que a Sagrada Escritura chegasse até as nossas mãos, aprovando que a Bíblia fosse novamente traduzida, agora para a língua vernácula, ou seja, a língua mãe de cada nação, novamente porque esta iniciativa já foi tomada no Concílio de Trento. Com expansão ao acesso à Bíblia, esta se tornou o livro mais vendido no mundo.
Sem. Dênis Mendes e Sem. Franklin Bruno
4º ano de Teologia – Seminário Diocesano São José
Fonte: http://www.diocesedeosasco.com.br/noticias/conheca-um-pouco-mais-sobre-sagrada-escritura.html
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
ÁSIA/TURQUIA - Uma entre 200 crianças no mundo é refugiada
Ankara (Agência Fides) – Atualmente em todo o mundo existem 50 milhões de crianças desabrigadas e que tiveram que abandonar suas famílias. Dentre estas, 28 milhões fugiram com medo das violências e da guerra.
Entre 2005 e 2015, o número destas pequenas vítimas duplicou e o de menores migrantes aumentou em 21%. No último relatório do UNICEF recebido pela Agência Fides, consta que 70% de todos os menores refugiados pediram asilo em terras europeias para fugir da guerra, principalmente da Síria, Iraque, Afeganistão e Iêmen.
A Turquia está no primeiro lugar entre os dez países que mais recebe refugiados no mundo, e o Líbano registra um refugiado a cada 5 habitantes. Em 2015 triplicou em relação a 2014 o número de crianças desacompanhadas que pediram asilo.
Viajando sozinhas, estão expostas ao risco de explorações, abusos e tráfico. Um migrante em cada três que chega da África é menor de 18 anos. (AP) (8/9/2016 Agência Fides)
Fonte: http://www.fides.org/pt/
Entre 2005 e 2015, o número destas pequenas vítimas duplicou e o de menores migrantes aumentou em 21%. No último relatório do UNICEF recebido pela Agência Fides, consta que 70% de todos os menores refugiados pediram asilo em terras europeias para fugir da guerra, principalmente da Síria, Iraque, Afeganistão e Iêmen.
A Turquia está no primeiro lugar entre os dez países que mais recebe refugiados no mundo, e o Líbano registra um refugiado a cada 5 habitantes. Em 2015 triplicou em relação a 2014 o número de crianças desacompanhadas que pediram asilo.
Viajando sozinhas, estão expostas ao risco de explorações, abusos e tráfico. Um migrante em cada três que chega da África é menor de 18 anos. (AP) (8/9/2016 Agência Fides)
Fonte: http://www.fides.org/pt/
quinta-feira, 15 de setembro de 2016
Campanha Missionária 2016 !
Você sabia?
Está disponível o material da campanha missionária 2016. Mas você já ouviu falar na Campanha Missionária ?
É parecida com a campanha da fraternidade, mas com o objetivo é sensibilizar, despertar vocações missionárias e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro (este ano dias 22 e 23/10.
Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo.
Acesse o site pom.org.br, e encontre todos os subsídios, a novena, oração, videos e muito mais. Convide crianças, adolescentes, adultos, todo mundo pode participar.
Vamos nos preparar celebrar o mês das missões.
Outubro é o Mês das Missões, um período de intensificação das iniciativas de animação e cooperação missionária em todo o mundo.
Acesse o site pom.org.br, e encontre todos os subsídios, a novena, oração, videos e muito mais. Convide crianças, adolescentes, adultos, todo mundo pode participar.
Vamos nos preparar celebrar o mês das missões.
domingo, 4 de setembro de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)