Histórico

Histórico

 A Pontifícia Obra da Infância Missionária foi fundada por Dom Carlos Forbin Janson, Bispo de Nancy, França, no ano de 1843. Essa atividade missionária com as crianças foi motivada pelas cartas e notícias que missionários, principalmente da China, escreviam contando a realidade triste e dura das crianças naquelas regiões: doenças, mortalidade, analfabetismo, abandono...

A finalidade desta Obra é suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo seu protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o povo de Deus: "Ajudar as crianças por meio das crianças", ou "criança evangeliza e ajuda criança", foi o grande lema do Bispo fundador.

Esta obra é pois, um serviço em favor da animação, formação e comunhão missionárias das crianças e de seus animadores, para que cooperem na evangelização universal, especialmente das crianças de todo o mundo, e na solidariedade, partilhando os bens materiais. O nome Infancia Misisonária origina-se da devoção, existente na França, à Infância do Menino Jesus.
  • É uma OBRA: distingue-se de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo e a experiência de mais de 150 anos testemunham sua validade e eficiência.
  • É MISSIONÁRIA: não é somente um organismo de solidariedade com as crianças pobres nas missões para oferecer-lhes comida, roupas, educação e assistência sanitária. Mas é missionária porque educa as crianças na fé, na abertura universal. Pelo compromisso do batismo partilham esta fé e seus bens com todas as crianças.
  • É PONTIFÍCIA: foi aprovada e assumida pelo Papa como Obra evangelizadora e colocada a serviço de toda a Igreja (Papa Pio XI em 1921).
  • É da INFÂNCIA: os protagonistas são as crianças e os pré-adolescentes que se dedicam em favor de todas as crianças da terra, independentemente de cultura, raça ou religião.
  • É da INFÂNCIA MISSIONÁRIA: é obra das crianças em favor das crianças. Elas se organizam e se formam para serem bons missionários e missionárias para a evangelização e a fraternidade universal.

Dom Carlos morreu em 1844. Em tão pouco tempo, sua Obra já estava organizada em 65 Dioceses da Europa. Esta Obra recebeu imediatamente a aprovação e a recomendação dos Papas. No dia 3 de Maio de 1922, o Papa Pio XI, , declarou esta obra como "Pontifícia", isto é: Obra do Papa e de todas as Dioceses do Mundo. No dia 4 de Dezembro de 1950, Pio XII instituiu o Domingo Mundial da Infância Missionária, a ser celebrado em todas as Igrejas.

O Concílio Vaticano II declarou que as Pontifícias Obras Missionárias "devem ocupar o primeiro lugar, porque são meios privilegiados para difundir nos católicos, desde a infância, o sentido verdadeiramente universal e missionário"(Ad Gentes 38).
Em 1979 e em 1994, o Papa João Paulo II enviou às coordenações das igrejas e às crianças, cartas sobre o valor da Infância Missionária na ação solidária e evangelizadora das crianças. O Papa chama as crianças da Infância Missionária de "pequenos grandes missionários, no anúncio do Evangelho de Jesus".

Nos últimos anos, a Infância Missionária conseguiu um grande desenvolvimento e expansão. A celebração dos 150 anos de fundação (1993) deu-lhe renovado impulso, hoje se encontra em mais de 110 países de todos os Continentes e sua ação Universal e eficaz beneficia milhões de crianças na África, Ásia, Oceania, América e Europa.

A obra da Infância Missionária chegou ao Brasil no ano de 1858. Foi muito bem acolhida e produziu muitos frutos. Situações diversas (Proclamação da República em 1889) fizeram obscurecer seus objetivos e organização.

Esta obra foi reorganizada oficialmente em 1955. Pe. Paulo van de Zandt, C.S. Sp foi nomeado diretor nacional. A Ata da reunião acontecida em 16/03/1955 diz: "o Brasil precisa especialmente desta Obra Pontifícia. Ela desperta as crianças para o trabalho missionário com outras crianças. As crianças mais favorecidas ajudam assim as mais abandonadas. Com esta atitude, abrem seus corações para largos horizontes de caridade e humanidade, ajudando-as no desenvolvimento de qualidades e ações mais generosas e expontâneas." Após as celebrações dos 150 anos, a Infância Missionária está sendo reanimada e atualizada em diversas regiões e Dioceses do Brasil.