quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Testemunho: Missão é Partir

“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E se para encontrá-los e amá-los for preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.”

Irmã Terezinha Kunen ( 2˚ da esq. para a dir.) com missionários brasileiros nas Filipinas

Diante dessas sábias palavras de dom Helder Camara, venho até vocês para contar em poucas palavras minha vida missionária nas Filipinas.
Sou catarinense, da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Castres (CIC), e tenho 65 anos de idade. Em 2001 pude realizar meu sonho de ser missionária do outro lado do mundo, fazendo a experiência de deixar tudo: família, pátria, amigos (as), o conforto do meu país para poder sentir, partilhar e viver com nossos irmãos mais necessitados no continente asiático.
Em Junho de 2001 fui enviada para o Timor Leste pelo projeto da CNBB e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Foi uma missão muito desafiadora, mas que me realizou plenamente como missionária.
Essa experiência devolveu-me o sentido da vida Consagrada de estar a serviço dos mais necessitados e marginalizados. Isso me marcou profundamente. Sempre serei grata à minha congregação, à CNBB e à CRB por terem me dado tal oportunidade. Mas o fogo missionário que arde no meu peito não parou por ali, pois assim que terminei o contrato com o projeto no Timor Leste, fui chamada para a missão nas Filipinas, onde estou até hoje, porque “Missão é sempre partir”. 
Desde que me tornei missionária, o mundo é o meu lar e o povo é minha família. “Não tenho lar mais ganhei um povo”, como canta o padre Zezinho.
Nas Filipinas atuam mais de 80 missionárias e missionários brasileiros. Todos os anos nos encontramos em duas datas: em fevereiro durante o carnaval e em outubro para festejar Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. No encontro deste ano, nos dias 07 a 16 de outubro, esteve conosco o diretor das Pontifícias Obras Missionária (POM) do Brasil, padre Camilo Pauletti.
Participaram 35 pessoas, entre as quais, 25 missionários brasileiros de 15 congregações provenientes de 12 estados do Brasil. Foi um dia de convivência fraterna, celebração, partilha de experiência e alimentos. Padre Camilo visitou também alguns locais onde trabalham missionários e missionárias.

Fonte: Boletim Sim - Ano 43 – nº 4 – outubro a dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário