quinta-feira, 12 de maio de 2016

Encontros: "IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa" Realidade Missionária

No dia 29 de maio celebraremos a 4ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), que este ano tem como tema "IAM do Brasil a serviço da missão na Europa". Para preparar a jornada e fazer com que as crianças conheçam um pouco o continente europeu, a IAM da Diocese de Umuarama (PR), preparou o roteiro de quatro encontros, de acordo com a metodologia da IAM. Confira.

1º ENCONTRO - REALIDADE MISSIONÁRIA
• Ambiente: Mapas dos cinco continentes; desenho de pés nas cores missionárias; imagens do Papa Francisco, São Francisco Xavier e Santa Terezinha; cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM; fitinhas brancas (de tnt ou cetim) escrito paz - para amarrar no braço das crianças; Bíblia. - Reproduzir no chão o cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM, possibilitando que as crianças possam passear em volta.

• Acolhida: Receber a todos com alegria. No braço (pulso) de cada criança amarrar uma fitinha branca. Cantar o hino da Infância e Adolescência Missionária.

      Vida abundante ao mundo ofereço.
      Quero acender a chama do amor.
      Sou missionário e mesmo pequeno,
      Sirvo alegre ao Reino de Deus.

      Mãe de Jesus e das crianças
      Que mais precisam do nosso amor.
      Acolhe a todos sob o teu manto.
      Guia-nos sempre para o Senhor.

      Seguindo os passos dos padroeiros,
      Vamos a vida inteira doar:
      Como Francisco e Teresinha,
      Nossa missão é Cristo anunciar!

      Com alegria, construiremos,
      Senhor Jesus, teu Reino de amor.
      A Boa Nova anunciaremos,
      Com nossa vida, em teu nome, Senhor.

• Oração Inicial: Jesus é o nosso melhor amigo. Vamos fazer uma oração assim:
"Querido Jesus, sabemos que é nosso amigo, que está sempre conosco, que nos convida a ser amigo de todas as crianças e nos chama em nome do Pai Filho e Espirito Santo. Amém"
• Explicação do cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM:
Já celebraremos três jornadas da Infância e Adolescência Missionária. Vamos tentar recordar para para qual continente rezamos e ajudamos com nosso cofrinho missionário? A primeira jornada, celebrada em 2013, foi dedicada para a América. Que cor representa o continente americano? (deixar tempo para que as crianças falem)... A segunda foi pela África. Quem lembra a cor? (deixar um tempo para responder)... A terceira jornada, que foi celebrada no ano passado foi pela Ásia. Qual é a cor que representa a Ásia? (deixar um tempo). Neste mês, vamos celebrar a 4ª Jornada Nacional da IAM; vamos fazer um passeio e descobrir qual é o continente que ofertaremos nossa oração e sacrifício?
(Convidar as crianças a fazer um passeio pelo cartaz da 4ª Jornada Nacional da IAM, reproduzido no chão. Andar contornando o painel, questionar enquanto as crianças olham, dando um tempinho para que respondam: Quem está indo? Quem está na frente? De onde as crianças estão saindo e para onde estão indo? Os pés missionários estão chegando ou saindo do mapa? Quem está esperando de braços abertos?)

Que cor é a fita no braço de vocês? Branco, que simboliza a Europa. Este ano nos dá Infância e Adolescência Missionária vamos rezar e partilhar nossos sacrifícios com as crianças da Europa, pois eles estão precisando muito, muito de ajuda... A Europa já ajudou muito os outros continentes, enviando muitos missionários. Tem dois missionários europeus, que nós conhecemos e evangelizaram um montão. Também é na Europa que mora o missionário mais importante da terra, o primeiro animador da IAM, que com sabedoria ajuda todos os outros missionários do mundo. Vocês sabem quem são? (deixar um tempo para ver se as crianças sabem quem são os missionários).

• Leitura Bíblica - João 15,14 (leitura e reflexão)
Introduzir a Bíblia cantando a música "Canção das crianças do mundo"

      De todas as crianças do mundo, somos sempre amigos.
      Com o coração de Tereza e o amor de Francisco (bis).

      Pelo Senhor, fomos escolhidos
      para anunciar, mesmo pequeninos,
      seu Reino de Amor, justiça e libertação.

      Nossa Missão não é fazer maravilhas,
      mas fazer grandes, as coisas pequeninas;
      rezando todos os dias, servindo com alegria.

      Anunciar Jesus, esperança da Igreja.
      Unindo continentes, comunhão dos povos,
      pequeno fogo que queima, para acender outras chamas.

• Conhecendo a Europa
Na música que cantamos e também na saudação da IAM, dizemos que somos amigos de todas as crianças do mundo. O nosso melhor amigo é Jesus e com nossa oração queremos fazer muitos amigos para Ele também. Várias pessoas da Europa pensavam assim também. Assim, a Europa enviou muitos missionários para outros continentes, para que fizessem muitos amigos para Jesus... Um deles foi São Francisco Xavier, ele nasceu na Espanha, que no continente Europeu, e fez um montão de amigos para Jesus. Fez amigo para Jesus até no Japão!

Uma outra missionária foi Santa Terezinha do Menino Jesus. Ela nasceu na França, que também fica na Europa. Ela não podia sair pois morava em um convento, mas todo dia rezava para todos os missionários que faziam amigos para Jesus.

Hoje, são as crianças da Europa que estão precisando da nossa ajuda. Infelizmente, muitas delas não conhecem Jesus; as Igrejas estão vazias... Poucas pessoas falam de Jesus.

Além disto são muitas crianças que vem de outros países. Elas estão fugindo da guerra, da fome, da miséria. Estas crianças estão morando em abrigos e muitas não tem pai, nem mãe. Vocês sabiam que mais de dez mil crianças que foram se refugiar - proteger – acabaram desaparecidas na Europa? Outras são forçadas a trabalhar em redes criminosas.
O branco, que representa o continente europeu, recorda a paz. A Europa viveu muitos anos em guerra, mas hoje é um continente de paz. Em 2012 a União Europeia ganhou o prêmio Nobel da Paz por ter feito esta transformação. Vocês sabiam, que o nome da Irenia, mascote da turminha da Garotada Missionária que representa a Europa, significa paz?

• Oração final: 
Nosso compromisso desta semana é mostrar para nossa família e amigos a fitinha que ganhamos e contar o que ela significa. Nós podemos ir na Europa esta semana? Infelizmente, não... Então vamos fazer que nem Santa Terezinha. rezar para as crianças que estão sofrendo na Europa.
Agora, olhando para a nossa fitinha, vamos rezar uma Ave Maria...

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário