sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Testemunho de missionário: Angola

Olá Caríssimos missionários, 

Vamos iniciar uma série de matérias aqui no blog da IAM Osasco com notícias de missionários brasileiros que estão em missão. Teremos com fonte de informação o jornal digital Parceiros da Missão, disponível no site da POM ( pom.org.br) 

Saudações Missionárias !

Testemunho de missionário: não tem preço, nem cansaço ou dor no corpo, nem ponte, nem horas e horas por trilhas...

O missionário brasileiro Pe. Odesio Magno da Silva nos dá seu testemunho em terras angolanas: “Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos...” (Mt 28, 19). E os discípulos saíram pelo mundo afora evangelizando com muito entusiasmo e coragem... 
O imperativo do envio está claramente ligado à ideia de fazer discípulos e pregar o evangelho. Agora chegou a minha vez de deixar a família, a terra, comodismo e assim parti! 
Há muitas pessoas esperando por nós, e fui escolhido para ser missionário, sair ao encontro da ovelha perdida, ferida, distante e fortalecer a presença de Jesus. Já dizia São Jerônimo: “A ignorância das escrituras é ignorância de Cristo”, mas as pequenas comunidades cristãs de nossa paróquia assentam numa partilha do Evangelho, se reúnem para celebrar a presença do Senhor, através da Eucaristia e da leitura da Palavra de Deus. 
A Congregação dos Missionários Sacramentinos está presente em Angola, desde início de 2012, na Diocese de Luena que compreende toda a Província do Moxico, com uma superfície de 223.023 Km2, sendo a maior Província de Angola, com uma população avaliada em 727.594 habitantes. É, contudo, uma das províncias menos povoadas com quatro habitantes por quilômetro quadrado. Nesta imensa diocese está a Paróquia Santo Antônio, que fica a 754 Km da sede da Diocese, dividida entre asfalto e estradas de chão, numa média de 12 a 13 horas de viagem. Sou filho de Durandé - MG. Cheguei aqui em 11 de dezembro de 2014 e assim já se passou quase um ano em terras além mar, formando comunidade com meu irmão, Pe. Renato Dutra Borges, SDN. 




No município onde moro, somos 11 missionários, apenas um angolano, os outros dez estrangeiros e entre estes, sete brasileiros, incluindo Frei Mariano, Carmelita, que já morou em Caratinga - MG. 
Estou muito feliz e cada dia mais entusiasmado com a missão, de maneira especial quando andamos 100 Km ou mais em cima de uma moto para visitar as 11 comunidades, que só chega com muita dificuldade. Lá vou eu para atender confissão, celebrar a Eucaristia, visitar os doentes, dar bençãos em objetos e água e formação de lideranças. Não tem preço, não tem cansaço, nem dor no corpo, nem ponte, nem horas e horas por trilhas, onde três ou quatro falam o português em cada comunidade, por não existir escolas. As duas línguas locais que predominam se chamam Lunda e Luvale. A Paróquia tem um total de 30 comunidades, incluindo a matriz. Os acessos a outras comunidades são ruins, mas com sacrifício o carro chega. O maior desafio da missão, não são os físicos, deixar familia, pátria, mas sim os desafios da feitiçaria e da poligamia. A missão é de Jesus e ele nos fortalece, com a poderosa intercessão de Nossa Senhora de África, Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Mamá Muxima. Rezemos uns pelos outros. Paróquia Santo Antônio de Cavungo, Angola. 
Pe. Odésio Magno da Silva, SDN”.

Fonte: Jornal Digital Parceiros da Missão - Setembro de 2015 - N° 39 - Ano IV

Um comentário:

  1. Muita benção e sé homem de Deus na Pastoral do meu povo angolano. Sé humilde e simples. Paz e Bem! + Dom Teixeira, OFSJC

    ResponderExcluir