segunda-feira, 2 de novembro de 2015

NOTICIAS DA EUROPA – A cada minuto uma criança fica cega: “Abramos os olhos” para evitar esta tragédia

Milão (Agência Fides) – Curar uma catarata ou comprar óculos em algumas áreas do mundo se tornou uma rotina enquanto é raridade em outras partes do mundo. A falta desses serviços e instrumentos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), se torna um fator de risco para milhões de crianças que vivem nos países em desenvolvimento. 
Por ocasião do XVI Dia Mundial da Visão, celebrado em 8 de outubro, CBM Itália lança a campanha “Abramos os olhos” a fim de conscientizar e coletar fundos, de acordo com as recomendações da OMS para a eliminação da cegueira evitável.
Hoje, a marcha da cegueira infantil continua em ritmo acelerado: a cada minuto uma criança fica cega. Bastaria um diagnóstico precoce para curar as causas principais da cegueira e patologias oculares. 
Segundo a OMS, nos 40% dos casos as causas que determinam a cegueira infantil são curáveis. Se não se intervém tempestivamente, 60% das crianças que se tornam cegas morrem até um ano depois que perderam a visão. 
“Este ano, lê-se no comunicado enviado à Fides pela CBM Itália, decidimos intervir em 15 países entre África, América Latina e Ásia através de 19 hospitais e clínicas oculistas móveis. 
O nosso objetivo é alcançar 13 mil pessoas com 7 mil cirurgias em crianças e adultos e a distribuição de 6 mil óculos para corrigir os defeitos refrativos. Os médicos de CBM poderão assim operar as crianças das famílias pobres, criar clínicas oculistas móveis e atividades de triagem para seguir aqueles que vivem em áreas mais remotas e não têm a possibilidade de chegar aos hospitais nas cidades. Além disso, graças aos fundos recolhidos pela campanha serão distribuídos óculos para as crianças. 
O Quênia é um dos países que se beneficia da campanha “Abramos os olhos”. Outros países são: Etiópia, Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Ruanda, Nigéria, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, Bolívia, Brasil, Haiti, El Salvador, Índia e Nepal. 

Fonte: (AP) (7/10/2015 Agência Fides)

Nenhum comentário:

Postar um comentário