quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Formação Missionária: Metodologia das Quatro Áreas Integradas - Parte 1

Olá caríssimos missionários, 

A infância e adolescência se diferencia de muitos outros grupos, pela sua finalidade de olhar a evangelização em um aspecto global, regional e local. Todos os grupos da IAM devem seguir a metodologia das quatro áreas integradas.  

Abaixo temos um texto explicativo de como usar essa metodologia no seu grupo da IAM. 
A Infância e Adolescência Missionária é um estilo de vida, um jeito especial de ser todos os dias da semana. Não quer ser um passatempo ou momento de lazer. Neste sentido, a reunião semanal é um momento especial destinado a “abastecer” a cabeça com novas idéias, e o coração com novos propósitos.
Crianças, adolescentes, jovens e assessores(as) são missionários(as) o tempo todo e em todo lugar. As sugestões e os roteiros dos encontros do grupo, que propomos a seguir, partem desta ideia. Inicialmente vão parecer pesados e até impossíveis de suportar. Aos poucos, formarão homens e mulheres novos(as), verdadeiros(as) missionários e missionárias de Cristo.



O ENCONTRO SEMANAL

Deve ser bem preparado, e realizado, fielmente, no lugar e horário combinados. As crianças e adolescentes devem ser orientadas a um comportamento conforme os objetivos e finalidades da IAM.

Após os primeiros meses de formação, guiado pelo(a) assessor(a), o grupo trabalha com certa autonomia, orientado pelo coordenador(a), cada membro exercendo sua função. O assessor(a) continua colaborando: ajuda a preparar os encontros, orienta nos momentos de conflito, e anima a caminhada, tendo cuidado especial para com crianças e adolescentes que têm maiores dificuldades pessoais ou familiares.


O local: Seja um lugar acolhedor e adequado. Além dos símbolos religiosos (cruz, estampas ou imagens dos Padroeiros, etc.), não deve faltar um grande mapa ou globo do mundo, que pode ser construído ou desenhado pelos próprios membros, em papel resistente ou pano ou com material leve (“isopor”, plástico...), valorizando a criatividade do grupo.

O símbolo: Em cada reunião haja um símbolo relacionado com o tema que será objeto de reflexão. Muitos símbolos para uma única ocasião acabam confundindo. A ornamentação do local e o símbolo devem ser simples, baratos e, sobretudo, frutos do trabalho dos membros do grupo e com identidade missionária (isto é, com a atenção voltada para os países, povos, culturas, e realidade além-fronteiras).


O encontro:

- o coordenador(a) deve chegar sempre antes do horário marcado e fazer uma acolhida amigável dos(as) colegas;
- momento de oração inicial (que também pode ser em forma de canto);
- troca de notícias sobre os fatos da semana;
- relato dos compromissos assumidos na reunião anterior;
- estudo do tema do dia (ver a seguir);
- definição do serviço a ser feito e divisão das tarefas;
- oração partilhada e espontânea, com intenção missionária;
- cooperação material (cofrinho);
- despedida.


Temas a serem tratados: O carisma da IAM leva-nos a escolher temas missionários (entendidos como Missão além-fronteiras). Também os temas que atraem a atenção e/ou dizem respeito aos adolescentes podem ter lugar nos grupos da IAM, à medida que forem vistos na sua dimensão universal. Adolescente quer tratar de namoro? Tudo bem. Mas nós vamos estudar as maneiras, os problemas, as dificuldades, as experiências bonitas do namoro dos africanos, dos chineses, dos esquimós... Os adolescentes estão descobrindo o sexo e falariam a vida toda sobre isso? Ótimo: vamos estudar o fenômeno do turismo sexual no sudeste asiático, o comércio do sexo que escraviza e destrói milhões de jovens vítimas de traficantes internacionais, a tragédia da aids que atinge populações inteiras na África e cresce assustadoramente na Ásia... Guerra, paz, ecologia, comércio de armas, tráfico internacional de drogas, exploração do trabalho infantil, migrações forçadas, meninos-soldados, comércio internacional, valores das culturas e das religiões do mundo... Em todos os temas, esteja presente o fio de ligação com a realidade brasileira, que não deve ser esquecida, mas que a IAM vê num contexto global.


Em breve iremos ter a explicação individual de cada encontro dentro da metodologia da IAM. 

Se você ficou com alguma  dúvida ou quer compartilhar algum tema que já foi trabalhado no seu grupo, mande para nós através do email iam.osasco@gmail.com.


"De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos"

Fonte: garotadamissionaria.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário