quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Testemunho: Natal no Congo

Para os cristãos o Natal é a grande festa, é também chamada festa das crianças. Então cada pessoa tem o direito de comer bem e a vestir-se bem. Os pais devem fazer de tudo para comprar um vestido novo para todos os membros da família, sobretudo para as crianças.
É neste dia do ano que uma criança pode pedir algo a um adulto e tem o direito de receber da família, ou de um vizinho ou de um amigo da família. 

Véspera de Natal 
Na véspera de Natal a celebração se faz na paróquia, normalmente à tarde ou à noite. 
Nesta celebração as crianças não participam. É uma grande festa, mesmo os que não participam de costume, vêm para esta celebração que tem uma duração de até cinco horas sem se cansar, é a alegria do Natal que envolve a todos. Depois da celebração, se volta para casa cantando e dançando a alegria da Salvação. Chegando em casa se acendem as velas ao redor do presépio dizendo : Hoje é Natal aqui. Alegria! Jesus nasceu… (Leo ni noeli kwetu, furaha, shangwe Yesu amezaliwa na lingua swahili) 
Nesse período do Natal há uma melhor participação nas comunidades de base, com a partilha dos bens e uma atenção especial aos pobres da comunidade. 

Missa do dia 
No dia de Natal a igreja fica lotada de gente, com cinco missas todos os domingos.
A segunda missa é destinada às crianças. Todos vem bem vestidos e durante a homilia se apresenta a encenação do Evangelho do nascimento de Jesus. Após a missa, todos voltam para suas casas, encontram a comida pronta e lá são convidados a partilhar a alegria do Natal. 
A refeição é acompanhada com cantos, músicas e danças e as crianças recebem presentes. Nesse dia se visita familiares e amigos.

Nas escolas 
Habitualmente nós fazemos decorações para desejar a todos um Feliz Natal. Cada aluno é convidado a trazer um presépio, assim nós temos uma variedade do mesmo com expressões diferentes. Raramente nós temos a presença do Papai Noel. 


Infância e Adolescentes Missionários de Bukavu-Congo 

Queridos (as) amigos (as) do Brasil, Jambo watoto wa Brésil! (bom dia crianças do Brasil)! 
Nós somos da Infância Missionária do Congo e nós vos escrevemos para dizer um oi. 
Nós desejamos a vocês um Feliz Natal e Feliz Ano Novo, e vos pedimos que rezem todos os dias pelas crianças do mundo. 
Nós da Infância e Adolescência de Bukavu fazemos o nosso encontro todo sábado das 16h às 17h. 
Eis aqui o nosso programa: o primeiro sábado nós fazemos o ensinamento, o segundo, a espiritualidade, o terceiro, o apostolado e o quarto sábado, o artesanato. Nós continuamos a rezar por vocês e nós vos amamos. 
Continuem a rezar a cada dia e continuem a fazer Jesus conhecido e amado. Como vocês fazem vosso encontro? 
Onde vocês se encontram? 
DE TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO, SEMPRE AMIGOS (AS). COM JESUS E MARIA MISSIONÁRIOS TODO DIA. Muito obrigado! 

Ir. Marie Dukuze MMX

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_42_dez_2015.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário