quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Testemunho: Guiné Bissau: em todo o advento são realizadas festas natalinas

“ Como criança veio ao mundo o Senhor Jesus, igual menino pobre deitado nas palhas e feito de Luz”. 
Aqui na Guiné Bissau todos estamos contentes. A festa do Natal nos traz alegria, temos Jesus e com Ele celebramos a vida de tantas e tantas crianças. Em Cacheu desde a primeira semana de Advento é feita a celebração nas comunidades (tabancas), mesmo que a maioria seja animista. 
A festa é a memória do verdadeiro sentido do Natal, para todas as crianças de zero a cinco anos que são mais de 600, que fazem parte do seguimento nutricional realizado mensalmente. 
Neste dia único do ano, todas as crianças arrumam os cabelos e vestem roupa nova. 
As mães somam o pouco de cada e se multiplicam em muito onde todos revivem a Graça e a magia de ser criança e receber um pequeno gesto. Com antecedência a equipe paroquial organiza os ensaios com encenação e cantos próprios. 

Na véspera é preparada uma casinha feita de folhas de palmeiras e coberta de palha seca típica dos mais empobrecidos. Na grande Noite em que Deus quis fazer-se um menino humano e deixado de lado porque não havia lugar para Ele, todos vão à igreja. 

A equipe ajuda reavivar a história desde a anunciação até o nascimento, com cantos, danças e muita alegria. As vezes é feito o batizado das crianças. 
No dia seguinte preparam uma mesa geralmente em frente a casa, onde na abertura falam os padrinhos e pais rezando desejando o melhor para sua vida. Ali estão familiares, amigos, vizinhos se alegrando com o novo membro da comunidade. 

A maioria dos que fazem parte da Igreja Católica são jovens e após a missa vão a discoteca. O dezembro é a festa das festas, encontro das famílias, refeição farta e regada com muitas bebidas e som.” 

Contribuição das Irmãs franciscanas de N. S. Aparecida de Cacheu, através de Ir. Solange. 

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_42_dez_2015.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário