segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ÁFRICA/NIGÉRIA - Crianças abandonadas, acusadas de serem feiticeiras


Abuja (Agência Fides) – Resgatar as crianças consideradas feiticeiras e abandonadas nas ruas por suas famílias: é o objetivo da ONG African Children's Aid Education and Development Foundation. 
São pequenas criaturas, por vezes recém-nascidas, que vagueiam nuas, desnutridas e desidratadas. 
A atenção para este cruel fenômeno veio à tona depois da recente recuperação de um menino de dois anos encontrado por uma ativista da ONG. 
O pequeno, achado em fins de vida, foi levado para a sede da Fundação, limpo, vestido, nutrido e visto por um médico. 
Atualmente, está em fase de recuperação. Infelizmente, nas ruas, muitos pequenos acusados de bruxaria morrem de fome e sede. Outros são vítimas de todo tipo de abusos. 
(AP) (25/2/2016 Agência Fides)

Fonte: http://www.fides.org/

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Em breve: entrevista excluvisa para nosso blog

Olá caríssimos missionários, 

No último dia 19 de fevereiro o Bispo diocesano de Osasco, concedeu uma entrevista exclusiva para nosso blog, falando de missão, família, ano da misericórdia e muito mais. 

Enquanto a matéria não fica pronta, conheça um pouco mais sobre nosso querido bispo Dom João Bosco, clique aqui

Abraço fraterno e missionário.






sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Campanha da Fraternidade 2016 - Subsídio para Crianças

Olá caríssimos missionários, 


Apresentamos o subsídio para crianças da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016. O material é resultado concreto da parceria e cooperação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Misereor - entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.

A proposta apresenta um jogo interativo que motiva educadores, educadoras e as crianças a pesquisarem e conversarem sobre o Brasil e sua rica diversidade étnica, religiosa e ambiental. Quanto mais diálogo e pesquisa maiores serão as descobertas.

Desejamos que este material nos inspire a olharmos para as riquezas de nosso país e descobrirmos em cada uma delas e grandiosidade da generosidade de Deus ao nos presentear com esta Casa acesse esse link http://www.conic.org.br/portal/files/CFE2016_atividade_para_criancas_FINAL.pdf  para fazer o download.

Aproveitem! Abraço Missionário. 

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Formação Missionária: 6º Compromisso - Manter-nos bem informados


A criança e adolescente da Infância e Adolescência Missionária (IAM) deve sempre estar atenta as coisas que acontecem no mundo, principalmente com outras crianças, que precisam de nossa ajuda, seja com a nossa oração ou nosso sacrifício. Hoje, esta tarefa tem se tornado cada vez mais fácil, com o crescimento das mídias sociais, as informações chegam imediatamente em nossas mãos. Mas é preciso saber separar as informações, algumas coisas que chegam até nós, não tem nenhuma importância.

E não se trata somente das coisas ruins, também devemos procurar as coisas boas, como os bons exemplos que vem dos outros grupos IAM pelo Brasil e o mundo, e também de outros missionários além-fronteiras. (Confira alguns links de sites missionários)

Senhor, animai-nos em nosso cotidiano, para que
sejamos sempre atentos a tudo que acontece e
estejamos prontos a nos colocar a disposição. Amém!

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

4ª Jornada Nacional da IAM dia 29 de maio de 2016

Olá caríssimos missionários!

Este é o cartaz da 4a. Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária. Neste ano o nosso compromisso missionário será com o continente Europeu. 

Em breve mandaremos maiores informações  para ajuda-los a trabalhar este continente. 

Abraços Missionários. 


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

2ª Formação Paroquial - Cristo Ressuscitado - Carapicuiba

Olá caríssimos missionários! 


Neste último fim de semana na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe da Paróquia Cristo Ressuscitado- Carapicuíba, aconteceu a 2ª Formação Paroquial para  16 assessores da IAM, foram abordados temas como: história, importância  da vivencia do carisma, vida do nosso fundador Dom Carlos, curiosidades sobre a vida dos padroeiros São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, foram aprimorados conhecimentos das 4 áreas integradas, entre muitas outras coisas.

No final os assessores rezaram o terço missionário, que foi sendo construído com bonequinhos feitos em tecido (TNT), a cada Ave-Maria rezada, e o Pai Nosso, foi representado por velas. 

Esta formação foi muito especial para todos, os assessores que estão iniciando este ano, puderam aprender muito sobre a obra, e os assessores mais antigos, trocaram experiencias e deram testemunho de sua caminhada na IAM. 

Os assessores também participaram da celebração da palavra celebrada na mesma comunidade, onde receberam um material missionário para auxilio nos grupos. 

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!







segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Olá caríssimos missionários!



O mês de fevereiro está mesmo cheio de boas notícias, e estamos chegando a mais uma paróquia de nossa Diocese de Osasco!
Ontem, 21 de fevereiro de 2016, aconteceu a apresentação da IAM na Paróquia Santa Cruz de Ibiúna. Foram apresentados a história, carisma e metodologia da IAM para os primeiros assessores da paróquia durante a manhã. Ficamos muito felizes com o novo grupo que nascerá em breve!

Contem sempre conosco!

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!

NOTICIAS OCEANIA/AUSTRÁLIA - Bispos: a Austrália deve ser força promotora dos direitos humanos

Sydney (Agência Fides) – O Dia da ONU para direitos humanos, celebrado em 15 de dezembro, deve gerar uma reflexão sobre o respeito dos direitos humanos na Austrália, sobretudo sobre as populações nativas, como os aborígenes, e os imigrantes: é o que afirma uma nota do Australian Catholic Social Council (ACSJC), enviada à Agência Fides. A nota, assinada pelo Bispo Vincent Long, Presidente do ACSJC, recorda que, em relação aos aborígenes, “pouco foi feito para reduzir as injustiças em temas como expectativa de vida, alfabetização e emprego”.
Sobre os solicitantes de asilo, a Austrália se distingue pela “longa detenção em estruturas ao largo de Manus Island e Nauru”, aonde se verificam “desastres para os direitos humanos”, visto os casos já constatados de abusos em menores, estupros, violência e tratamentos desumanos.
Comentando o papel da Austrália na promoção dos direitos humanos na região da Ásia Pacífico, o Bispo Long observa que “há muitos campos em que a Austrália pode ser uma força positiva”, recordando o apoio para a abolição global da pena de morte e no combate às violações de direitos humanos contra mulheres e jovens. Por isso, conclui, a Austrália pode promover, com mais convicção, os direitos humanos na região e “ter mais credibilidade quando exercemos nossa liderança em conformidade com a nossa tradição e o status de nação acolhedora e rica”. 
(PA) (Agência Fides 10/12/2015) 
Fonte:http://www.fides.org/

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Apresentação da Obra: Comunidade Sagrada Família, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Helena Maria)

Olá Caríssimos Missionários!
É com muita alegria que contamos a vocês, que no dia 13 de fevereiro de 2016, na Comunidade Sagrada Família, Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Helena Maria) aconteceu a formação de Apresentação da Obra da Infância e Adolescência Missionária.
Estiveram presentes 29 pessoas, entre jovens, adultos e idosos participantes das comunidades integrantes da paróquia para conhecer a Obra da IAM e, conforme os desígnios de Jesus, implantar os grupos.

Foram apresentados a História e Carisma da IAM; Estruturação geral da IAM na Diocese de Osasco; Metodologia e Perfil do Assessor Missionário.
Estamos muito felizes com este primeiro passo e temos certeza que teremos belos frutos nascendo destas pessoas e comunidades. A equipe diocesana está a disposição para a segunda fase de formações, para a implantação dos grupos e preparação/auxílio dos primeiros encontros.

Lembrete: qualquer paróquia que tiver interesse em conhecer esta obra pode nos contatar através do email iam.osasco@gmail.com, pelo facebook iam_osasco1 ou deixar um recadinho aqui no blog. 

Abraço fraterno e missionário!


De todas as crianças e adolescentes do mundo: Sempre Amigos!



Frase do Dia


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Formação Missionária: 5º Compromisso - Louvar e agradecer a Deus pelos dons recebidos



Os povos mais antigos já tinham o costume de louvar à Deus. Na Bíblia encontramos vários textos, por exemplo, os salmos: "Louvem a Javé, todos os anjos, louvem a ele seus exércitos todos! Jovens e também as donzelas, os velhos e as crianças! Louvem o nome de Javé: o único nome sublime!" (Sl 148,2.12-13)

Tão necessário quanto os pedidos que fazemos pela crianças do mundo, também é preciso saber agradecer a Deus por ter nos atendido, e louvar por tudo de bom que Ele faz, em nosso favor e em favor das crianças e adolescentes que sofrem. Louvando, demonstramos nossa gratidão pelos dons que recebemos, que nos ajudam na nossa caminhada de pequenos missionários, sempre dispostos a levar a Palavra e ajuda a todos os que dela precisarem.

Senhor, inspirai-nos a sermos sempre gratos
por tudo que faz de bom por nós, para vos louvar,
bendizer, adorar e glorificar. Amém!

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TESTEMUNHO: Haiti recebe mais duas missionárias: Ir. Zenaide e Ir. Vanderleia

A comunidade intercongregacional do Haiti vai receber mais duas missionárias brasileiras: Ir. Zenaide Laurentina Mayer, da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José, que foi enviada dia 27 de outubro, durante Celebração Eucarística realizada na Sede da Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB. 
A outra religiosa é Irmã Vanderleia Correa de Melo, da Congregação das Franciscanas de Cristo Rei. Desde o terremoto que assolou o Haiti em 2010, a Conferência dos Religiosos do Brasil tomou a iniciativa de enviar missionárias, por meio da Igreja. “A colheita é grande e os operários são poucos. A vida da gente só tem sentido quando doada por grandes causas e esta missão é uma delas”, disse com brilho nos olhos a Irmã Vanderleia, paranaense de Mariópolis. A irmã tem dezessete anos de Vida Consagrada. 
Há seis anos realiza trabalho pastoral em assentamentos, fazendas e pastoral da criança, na cidade de Cocalinho – MT. Sua expectativa para esta nova missão é que haja troca e experiências e interação com a cultura haitiana. A resposta positiva de outras missionárias que partiram em missão para o Haiti, foi segundo a religiosa, o grande incentivo para que ela pudesse dizer sim agora. “Esse é o tempo oportuno para mim”, afirma. 
Formada em artes plásticas e pedagia Vanderleia, assumirá, a partir de março de 2016, projetos relativos ao trabalho com crianças, jovens, formação e alfabetização. A outra religiosa é Ir. Zenaide, catarinense de Presidente Getúlio. “Vou por causa da minha paixão por ser missionária. 
Minha vocação nasceu do chamado de uma outra irmã à missão ainda na minha infância. Isso me levou para a Congregação. 
Minha vocação é religiosa e missionária, embora nunca tenha pensado em missão ad gentes mas agora será. Desde que a CRB abriu o projeto eu já sentia vontade de ir em missão”, explica ela. 
Sobre suas expectativas em relação à missão, Ir. Zenaide diz não estar pensando no como será. “Tenho este impulso de ir, aberta a realidade. Expectativa de conviver e dentro da realidade, o que é possível, ajudar e colaborar”. Formada em psicologia, psicopedagogia e teologia, Irmã Zenaide trabalha como psicóloga e psicopedagoga na área social, projetos sociais, atendendo a famílias, adultos, jovens, crianças, com dificuldades de aprendizagem em questão relacional. “Sempre trabalhei nesta área com os pobres”, relata. A presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro falou sobre o significado do envio de mais duas religiosas. 
"O primeiro sentimento é de vitalidade da missão que continua despertando pessoas generosas, corajosas, para um país da América Latina que ainda clama por mais vida, mais dignidade. Justamente esta comunhão, – não que o Brasil seja melhor que o Haiti, que é um país de uma cultura maravilhosa, um povo alegre - quando enviamos missionárias para darem-se a si mesmas em missão, elas acabam recebendo e se tornam mais sensíveis com os pobres. 
Esse encontro é de servi- ço. O lugar da vida religiosa é onde a vida mais clama, que é o grande slogan da nossa vida consagrada na América Latina" - enfatizou. Zilda Arns - A primeira missionária mártir Tudo começou com uma conversa da então presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrósio com a doutora Zilda Arns, que tinha um projeto eficaz reconhecido pela sociedade brasileira de trabalho na pastoral da criança. 
Doutora Zilda curou a muitos menores em situações de periferia, aqui no Brasil, com o seu reconhecido e milagroso soro caseiro. Convencida de que o convite de Irmã Márian, de abrir a pastoral do menor no Haiti seria de grande valor para aquele povo, doutora Zilda partiu para nunca mais retornar à sua terra natal, o Brasil. Disse “sim” e apenas tinha chegado, aconteceu o terremoto que dizimou milhares de haitianos e levou para sempre Zilda. 
Em processo de beatificação, com certeza será ela a intercessora desta nobre causa, pela qual ela deu a vida.

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_41_nov_2015.pdf

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Senta que lá vem a história: Quem ama, arrisca

"Não basta amar os outros ,é preciso que eles o percebam."

Certa vez, um homem estava viajando a pé numa região deserta, e se perdeu.

Depois que tinha bebido toda a água do seu corote, devido ao sol e ao calor, veio a sede. E agora? Onde encontrar água para beber? Ficou preocupado.

Quando já estava quase desfalecendo, viu uma casa velha abandonada. Contornando-a, deparou-se, no fundo, com uma cisterna bem funda. Dava para ele ver a água lá embaixo.

Havia uma bomba à manivela, e um cano que descia até a água. Mais que depressa, o homem girou a manivela. Mas não veio água!

Olhando de lado, ele viu uma garrafa cheia de água. Mas, grudado nela havia um bilhete que dizia: "Destarrache a porca do cano e despeje toda esta água nele. Depois gire a manivela, que a água subirá". Vendo aquela bomba enferrujada, o homem duvidou. Será que vai sair água mesmo? Não seria melhor eu tomar esta água da garrafa, para matar a minha sede?

Mas logo pensou: E se passar outro por aqui, na mesma situação minha, não vai ter esta água para despejar no cano. E decidiu: Despejou toda a água no cano. Em seguida, foi só girar a manivela, pronto, a água subiu em abundância.

Ele bebeu à vontade, encheu novamente a garrafa, encheu o seu corote e continuou a viagem.

Quem tem a Água Viva da graça, pensa nos outros. Nós não podemos pensar só em nós mesmos, esquecendo-nos do nosso próximo. Mesmo arriscando, é bom pensar no outro.

Adaptação: Pe. Queiroz 


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Formação para Assessores e coordenadores Paroquiais!

Olá Caríssimos missionários!

Temos novidades, no último domingo dia 14 de fevereiro de 2016 tivemos a 1ª Formação Missionária para Assessores e Coordenadores Paroquiais da IAM na Diocese de Osasco. 

O tema abordado foi 'Missão Para Todos - Introdução à Missiologia' e este será o tema geral para o ano de 2016, em todas as formações já programadas.


Entre os assuntos e atividades de grupos vivenciados, falamos sobre a Evangelização: Anúncio, Destinatários e Remetentes de nossa missão diária, quais as formas de atingir as pessoas e como fazê-la em meios as novidades e dificuldades do mundo moderno.

Ao final, foram apresentados os grandes eventos de 2016 para a IAM Diocesana, a atual Equipe Executiva e as novas mudanças para os próximos anos.

Também foi feita prestação de contas do valor arrecadado nos cofrinhos pessoais das crianças e adolescentes, doados no 14º EDIAM, que serão destinados à Diocese de Pemba - Moçambique. 

A próxima formação para assessores acontecerá no dia 03 de abril de 2016, com formador convidado! Em breve mandaremos maiores informações. 

Confira algumas fotos desta maravilhosa formação. #iamosasco

De todas as crianças e Adolescentes do mundo: Sempre Amigos!










NOTICIA EUROPA/ESPANHA - Dia da Infância Missionária: crianças missionárias de coração generoso

Huesca (Agência Fides) – “Uma criança pode ser missionária?” É a questão central do Dia nacional da Santa Infância, que será celebrado na Espanha domingo, 24 de janeiro.

“Uma criança pode ser missionária? A resposta é obviamente sim”, diz Dom Julian Ruiz Martorell, bispo de Huesca e Jaca (Espanha), que explica o significado do dia e convida a valorizar as preciosas qualidades “missionárias” das crianças, que são sensíveis, têm corações generosos e sabem ser agradecidas.
Isto se explica com três razões: 
Inicialmente, as crianças têm uma sensibilidade especial em relação às outras crianças. Ao ver imagens ou fotos de seus coetâneos que vivem em países pobres e não têm carinho, uma morada, serviços higiênicos, água, alimentos, roupas, salas de aula, livros, cadernos, lápis e bolas de futebol, elas se questionam sobre os motivos de tantos desequilíbrios e injustiças. 
Em segundo lugar, as crianças têm um grande coração. Um coração que vê aonde estão as necessidades e tem desejo de agir.
Em terceiro lugar, as crianças têm um espírito generoso, que se manifesta em sua disponibilidade de compartir. Têm capacidade de renúncia. Têm predisposição para superar preconceitos culturais, raciais ou religiosos. 
As coletas organizadas anualmente nas paróquias e escolas refletem uma capacidade de sintonia afetiva e efetiva com as crianças mais vulneráveis. 
Graças à generosidade das crianças espanholas, por exemplo, em 2015, com as ofertas coletadas em 2014, foi possível realizar 385 projetos de educação, evangelização e pela saúde e a vida, em 37 países. Os projetos beneficiaram 245.393 crianças e foram arrecadados 2.733,972.39 euros. Depois da Alemanha, as crianças espanholas são as segundas em colaboração com a Infância Missionária. 
(CE) (Agência Fides, 23/01/2016)




Fonte: http://www.fides.org/


sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Oração da CFE 2016

Olá caríssimos missionários,  
Nesta quarta-feira a igreja iniciou o período da quaresma, e  também  tivemos o inicio da campanha da Fraternidade 2016, com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. Rezemos juntos a oração da CFE.
Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas as espécies e povos.
Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos. 
No seguimento de Jesus, Com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres.

Amém!

Saudações Missionárias!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Formação Missionária: 4º Compromisso - Rezar todos os dias pelas crianças e adolescentes do mundo inteiro


A oração faz parte da vida do cristão desde sempre, o próprio Cristo antes de sofrer a morte por nós, disse aos seus discípulos: "O que você pedirem em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se vocês pedirem qualquer coisa em meu nome, eu o farei." (Jo 14,13s). Rezar uma Ave-Maria por dia foi uma das iniciativas pedidas por Dom Carlos às crianças da França. É uma forma de colaborar espiritualmente com o sofrimento das crianças do mundo, pedindo a intercessão de nossa mãe Maria junto deles.


Através de nossa oração, mesmo distantes, estamos muito perto das crianças que necessitam de ajuda, sofremos junto com elas, e pedindo ajuda para mudar esta situação. Elevamos as súplicas dessas crianças à Deus, que ele possa auxilia-las em suas vidas.

Senhor, ouvi as preces que vos fazemos, pelas crianças da Ásia,
da Oceania, da Europa, da América e da África,
que elas possam contar sempre com nosso auxílio. Amém!

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

TESTEMUNHO: Filipinas: “somos menos que uma gota do oceano, mas vale a pena”


Este é o desabafo da Ir. Luciene de Cesaro, que vive nas Filipinas, há quase cinco anos. Determinada a ser missionária desde os onze anos de vida, esta gaúcha de Farroupilha, pertencente à Congregação das Servas da Divina Providência está feliz com as atividades de sua comunidade. 
“Até setembro do ano passado eu estava em Cagayan de Oro, Mindanao - Philippines mas fui transferida para esta nova comunidade onde somos duas brasileiras: a Ir. Maria José do Nascimento Marinho, de Marituba PA e eu - diz Ir. Luciene Imersas na atividade pastoral da Igreja, as duas religiosas vivem em Taytay - Rizal, na paróquia S. Lorenzo Ruiz, a mais ou menos 25/ 30 Km de Manila. “Aqui trabalhamos em colaboração com nossos Irmãos de Carisma: os Pobres Servos de Divina Providencia. 
A Ir. Maria José trabalha como enfermeira numa pequena clínica administrada pelos nossos Irmãos e nos finais de semana acompanha o grupo de jovens e a promoção vocacional da paróquia. Eu trabalho só na pastoral fazendo diversas atividades ligadas no engajamento com as CEBs”. Ir. Luciane desce cedo nutriu o sentimento e o desejo de ser religiosa. 
Diz ela: “Quanto à minha experiência, aos 11 anos de idade, um grupo de missionários visitou nossa escola. Deus através deles, colocou no meu coração o desejo de dedicar minha vida aos outros. Escolhi a vida religiosa. Trabalhei em países diferentes fazendo atividades diversas e ganhei muito em cada um. Agora fazem quase cinco anos que estou nas Filipinas e só Deus sabe quanto agradecida eu me sinto por trabalhar com este povo que transmite tantos valores!!! 
O desafio enorme é: como ajudar os mais pobres a fazer uma experiência integral de libertação num sistema tão opressor e alienante? Nós somos menos que uma gota no oceano, mas vale a pena!

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_36_%20jun_2015.pdf

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Senta que lá vem a historia: A feira de escravos

Sede livre do pecado e escravo de um amor incondicional

Um missionário prestava serviços em uma aldeia da África. Um dia, passando pelo centro da cidade, próximo ao mercado, deparou-se com uma feira que vendia jovens como escravos.
Naquele momento, o vendedor oferecia um rapaz de cerca de 18 anos, e apregoava as qualidades do futuro escravo: Bons dentes, muito forte, de saúde perfeita…
O missionário, impressionado com a situação, resolveu comprar aquele moço, para libertá-lo.
Feita a compra, foi com o jovem até a sua casa e lhe ofereceu alimentação. Depois disse que ele podia ir para onde quisesse, porque agora era livre. Mas o moço respondeu: “Eu não quero e não posso ficar livre, pois assim vão me pegar e vender novamente. Por favor, quero ser seu escravo. Servindo o senhor, eu me considero livre”.
Assim somos nós: Livres quando somos escravos de Deus, numa obediência responsável, criativa e amorosa e filial.
O pecado nos escraviza e só seremos livres se mantivermos presos ao amor que Deus tem por nós.
“Eis aqui a escrava do Senhor. Faça-se em mim conforme a tua palavra” (Lc 1,38).

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

NOTICIAS ÁSIA/PAQUISTÃO - Comissão “Justiça e Paz”: “O governo deve proteger os institutos educativos”

Lahore (Agência Fides) – Firme condenação do atentado à Bacha Khan University de Charsadda, que deixou 21 mortos e 60 feridos, reivindicado pela organização dos talibãs “Tehrik-i-Taliban Pakistan”: é o que manifesta a Comissão nacional “Justiça e Paz” da Conferência Episcopal do Paquistão. Em nota enviada à Fides, pe. Emmanuel Yousaf Mani, presidente da Comissão, e Cecil Chaudhry, Diretor executivo, observa: “o Paquistão está em segundo lugar no mundo entre os países com a mais alta dispersão escolar, enquanto apenas 5% dos alunos chega até o ensino superior no país. É essencial que o governo adote medidas necessárias para garantir a segurança de todas as instituições educativas, para proteger aqueles que trabalham para formar um Paquistão melhor”.
A Comissão expressa a proximidade da Igreja católica à população de Charsadda no momento de dor e pede que os culpados sejam levados à justiça. “Este trágico evento provocou choque e luto em todo o país. Rezamos pelas vítimas inocentes deste horrível ataque e por suas famílias. Deus lhes conceda a força para enfrentar esta irreparável perda”, conclui a mensagem. (PA) (Agência Fides 21/1/2016)




Fonte: http://www.fides.org/

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Hora de brincar: Nosso Padroeiro São Francisco Xavier

Olá Caríssimos Missionários, 

A dica de brincadeira de hoje é um quebra-cabeça com a nosso padroeiro São Francisco Xavier. 

Compartilhe conosco suas atividades realizadas no grupo, através do email iam.osasco@gmail.com. 

Abraço Missionário, até breve.


"De todas as crianças do mundo, sempre amigos"
"De todos los ninõs del mundo, siempre amigos"
"From all children in the world, always be friends"

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Oração do Animador Missionário



Deus, nosso Pai, nós te louvamos e te bendizemos
pela animação missionária que realizamos por meio de teu Filho Jesus,
caminho certo a seguir, Verdade que liberta e Vida que salva.
Envia sobre nós o Espírito Santo,
para que as nossas comunidades sejam sinal de vida
e de esperança para todos.
Desperta vocações missionárias
e protege os que anunciam o Evangelho,
tornando o teu nome conhecido em todos os cantos do mundo.
Abençoa o esforço desenvolvido por todos os animadores missionários,
para que nossas igrejas locais se tornem cada vez mais missionárias
e responsáveis pela evangelização do mundo.
Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe,
faz-nos seguidores de teu Filho Jesus,
e fortalece em todas as pessoas o compromisso de construir,
neste Terceiro Milénio,
um mundo de amor, de Paz e de Bem.
Amém.

Fonte: http://www.capuchinhos.org/


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Formação Missionária: 3º Compromisso - Repartir nossos bens com os que não têm, mesmo à custa de sacrifícios


Este compromisso surgiu junto com a Obra, quando Dom Carlos convidou as crianças da França a ajudar as crianças da China. Ele pediu a elas uma moedinha por mês para cooperar com os trabalhos dos missionários em favor das crianças. O cofrinho é hoje um dos pilares que sustentam o carisma da Infância e Adolescência Missionária. Com as moedinhas dos cofinhos são ajudados mais de 3 mil projetos no mundo, voltados para crianças e adolescentes.


Este exemplo nos vem desde a época dos apóstolos: "aqueles que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o colocavam aos pés dos apóstolos." (At 4,34s). As primeiras comunidades já faziam sacrifícios para ajudar os irmãos mais necessitados. Nós devemos também ajudar as crianças do mundo com o nosso sacrifício.

Senhor, ensinai-nos a sempre ajudar a
quem precisa, mesmo que isso nos custe
algo que é importante para nós. Amém!

Fonte: http://garotadamissionaria.blogspot.com.br/

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

TESTEMUNHO : Novo ardor na vida missionária em Cuamba, Moçambique

A vida missionária na paróquia São Miguel Arcanjo em Cuamba, Moçambique e na paróquia São José em Mitucue, prossegue com muito ardor A comunidade das missionárias brasileiras Raí Soares, Elza Santos e da leiga Celia Cota está muito atarefada com as atividades junto à paróquia. Informa Raí Soares que a paróquia tem uma obra chamada Centro Nutricional José Alamano, dos padres da Consolata, que é um espaço de recuperação de crianças mal nutridas, onde damos apoio na pesagem das crianças, orientação aos familiares e ajuda com leite. As atividades são as mais diversas. 
Somente com a infância missionária são mais de 1600 crianças. Porém, outros serviços são feitos como com os vocacionados, que são 26 jovens; o acompanhamento ao dízimo; assessoria à equipe econômica da diocese e o apoio à pastoral de saúde. 
No trabalho social há um acompanhamento com as escolinhas para idosos; apoio a idosos com horta; corte e costura para mulheres e jovens. Também como Professora na escola secundária Padre Eugenio Menegon – uma escola universitária da Diocese de Lichinga e coordenadora acadêmica dos cursos de mestrados e licenciaturas nos finais de semana na Universidade Católica de Moçambique – Faculdade de Agricultura. Na comunidade de Mitucue também são realizados trabalhos com crianças, mulheres, jovens e adultos. 
No dia a dia são muitos os fatos que acontecem na vida de uma missionária. Raí descreve alguns, que muitas vezes não consegue entender. Por exemplo: Odir, odir, odir (licença) alguém sempre vem a nossa casa à procura de algo como: emprego, comida, dinheiro, remédio, caderno, caneta... 
Na escola, os estudantes sempre dão desculpa que faltaram porque estavãm com dor de cabeça, ou alguém na familia ou vizinho perdeu a vida (morreu), ou estava de baixa (internado no hospital) para justificar a perda de uma avaliação. Quando viaja-se de carro, alguém a faz parar e pergunta: Pra onde a viagem? se eu tivesse sabido, poderia aproveitar para passear ou conhecer o tal lugar. 

Todos querem boleia (carona) não importa pra onde. 
Contam seus problemas com muitos detalhes e depois acham que temos obrigação de ajudá-los e não entendem se dissermos não. Uma vez um papa (senhor) me disse: vocês brancos tem muito dinheiro, eu respondi: não temos. Nós temos que trabalhar para conseguir alguma coisa. Ele respondeu: não acreditamos, nós não conseguimos perceber (entender). Duas perguntas: -Quais são as maiores alegrias? 
Raí responde: Conviver com o povo Macua, acompanhar os processos de crescimento das crianças e dos jovens nas escolas e em outros momentos. Alegria de estar a serviço do Reino de Deus e fazer tudo com amor. Procurar ser um com eles. Sentir-se em casa. Encontro com a equipe missionária. Convivência fraterna. Maiores Dificuldades? Malária que vem de vez em quando. -Por que escolheu ser missionária? Para servir e doar-me sem limites ao trabalho ao Reino de Deus. 

Fonte: http://www.pom.org.br/download/jornal/jpm_36_%20jun_2015.pdf

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Senta que lá vem a história:O coração de pano


O coração de pano

Havia, certa vez, um rapaz que só fazia o que não devia. Não estudava, não trabalhava, era briguento com todo mundo…
A mãe o aconselhava: “Filho, você está se comportando muito mal! Está destruindo sua vida”. Mas ele não dava ouvidos.
Um dia, a mãe fez um lindo coração de cetim vermelho, encheu-o de algodão e pregou na porta do guarda-roupa do filho. Toda vez que ele fazia uma coisa errada, ela fincava um alfinete no coração. Assim, o coração foi se tornando cheio de alfinetes.
O filho ficou encabulado com aquilo e perguntou à mãe o que significava. Ela explicou: “Aquele é o meu coração. Cada vez que você faz alguma coisa errada, é como se fincasse um alfinete no meu coração”.
O tempo foi passando, o moço começou a melhorar e a mãe foi retirando os alfinetes. Até que todos desapareceram.
O filho a procurou e disse: “Está vendo, mãe, consegui melhorar”. A mãe, com lágrimas de alegria, o abraçou e falou: “Muito bem, filho. Mas veja as cicatrizes que ficaram no coração de pano. Elas não estão no meu, mas no seu coração. Demoram a sarar, mas um dia vão desaparecer, e seu coração vai ficar mais forte ainda”.
Deus tem um coração terno e muito amoroso a nós. Que não o machuquemos. E, se Deus o livre, o fizermos, que tiremos logo os alfinetes através da Confissão. 
Doce coração de Maria, sede a nossa salvação.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

NOTICIAS ÁSIA/CAMBOJA - Obras de caridade e peregrinações no Ano da Misericórdia



Phnom Penh (Agência Fides) – “Viver o Ano da Misericórdia no signo das obras de caridade inspiradas no Evangelho do Bom Samaritano e fazendo pelo menos uma peregrinação.” Foi o que pediu aos fieis o Vigário Apostólico de Phnom Penh, Camboja, Dom Olivier Schmitthaeusler, numa carta pastoral dedicada ao Jubileu da Misericórdia. No texto, enviado pelo vigário à Agência Fides, se ressalta: “Este é o programa do Ano Santo: “A misericórdia é o nosso coração que se dilata, convertendo-se e agindo concretamente para o próximo na maneira em que Jesus agiu. Deixem que o Bom Samaritano e o Cristo, que lava os pés de seus discípulos, os acompanhe neste 2016”.
Com o espírito de colocar em prática as obras de misericórdia, o prelado convida os fieis de todas as paróquias a escolherem um apostolado específico dentre os quais educação, assistência no campo da saúde, formação dos desempregados, ajuda aos deficientes, cuidado da criação e inclusão dos pobres.
Toda comunidade é convidada a escolher um dia do Ano Santo para fazer uma peregrinação num destes três lugares: Porta Santa da Catedral de Phnom Penh, santuário dos mártires cambojanos e à igreja de Nossa Senhora de Mekong, em Arey Ksat.
Todos os católicos cambojanos, destaca, são chamados neste tempo “a abrirem três Portas Santas no próprio coração”, colocando em prática a fé, a misericórdia e a esperança. (PA) (Agência Fides 22/1/2016)
Fonte: http://www.fides.org/